top of page
  • Foto do escritorWilFran Canaris

8 de Março: parabéns as mulheres de luta

No século vinte uma mulher filósofa, francesa, Simone de Bovuá dizia: “Basta uma crise para que os direitos das mulheres sejam questionados”. Estamos vendo agora, em março de 2021, que ela tinha razão. Você, mulher bancária, aí no seu local de trabalho agora, na linha de frente atendendo ao público em plena pandemia, está sentindo na pele o desafio.

As mulheres trabalhadoras são a maioria na sociedade e são as que mais sentem os impactos negativos desta crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus. Muitas mulheres, mais mulheres do que homens, foram demitidas, ou tiveram seus salários reduzidos ou precisaram pedir demissão para cuidar de filhos e parentes na pandemia.

Há ainda as que enfrentaram situações de violência em casa, ou assédio moral no trabalho. Aquelas que estão trabalhando a partir de suas casas precisam administrar cuidados com filhos, companheiros, ou pais. Quando há doenças na família, geralmente são elas as cuidadoras. E continuam as cobranças de metas e de produtividade na empresa.

Se as mulheres já lutavam por igualdade de condições com respeito às diferenças, no mercado de trabalho, a pandemia trouxe o desafio do fechamento da escola dos filhos do maior índice de desemprego e dos inúmeros cuidados sanitários.

O dia 8 de março é o dia internacional da mulher. Nesta data, queremos falar das suas batalhas e da sua força para enfrentar os desafios. Nossa forma de comemoração é reconhecer sua luta diária. Queremos homenagear a mulher trabalhadora, a mulher mãe e esposa, a mulher filha e amiga, a mulher de múltiplos papéis que é tão fundamental na sociedade.

O Sintrafi Florianópolis e Região quer fazer chegar a cada uma destas mulheres trabalhadoras esta mensagem. O Sindicato é um espaço de organização para mulheres trabalhadoras. Neste oito de março, nosso abraço e nossa homenagem a estas lutadoras. E principalmente nosso convite para fazer da crise econômica, sanitária, política e social do nosso país um momento de reflexão e luta pelo respeito a todas as mulheres.

O presidente do Sintrafi Florianópolis e Região Cleberson Pacheco Eichholz parabeniza as mulheres pelo seu dia e reforça que para sairmos dessa crise precisaremos de muita força, determinação e união. “Aproveito esta data para parabenizar a todas as mulheres guerreiras e determinadas que enfrentam as dificuldades de uma sociedade que precisa evoluir muito na compreensão de igualdade e respeito. Lembrando que neste momento em que vivemos devemos reforçar os cuidados, pois o que está em jogo é se amanhã, passada a crise e superada a pandemia, poderemos todos voltar a nos abraçar e retornar ao convívio próximo daqueles que amamos. O amor a vida nos acompanha guardado em nossos corações e preserva-la é da nossa responsabilidade. Sendo assim, seguimos um cuidando do outro para que possamos em breve vencer mais essa batalha.”

A Secretária de Relações de Gênero, igualdade de oportunidade e diversidade do Sintrafi Simoni Nascimento de Abreu, destaca “As mulheres, em sua luta histórica, já obtiveram muitos avanços, conquistaram direitos. Mas, nunca podemos parar de lutar, ainda mais na atual conjuntura do nosso país. Temos o dever de honrar as batalhas realizadas por tantas mulheres no passado para manter os direitos que elas conquistaram e ir além na conquista de novos direitos.”

Sintrafi Floripa

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page