top of page
  • medeirossilvia

88 anos de história do Sintrafi Floripa




Dia 13 de novembro o Sintrafi Floripa completa 88 anos de luta e nesta celebração o sindicato recebeu homenagens de lideranças sindicais que destacam o papel fundamental do sindicato no fortalecimento da luta de toda classe trabalhadora.


Fundado em 1935, o Sintrafi possui uma história em defesa dos direitos dos bancários e bancárias, que é reconhecido pelas lideranças sindicais do estado e do país.


Laércio, que é bancário no sul do estado, acompanha a história da categoria e testemunhou a criação do Movimentação de Oposição Bancária - o MOB, movimento de trabalhadores que fez oposição em 1989 a direção do sindicato e que ganhou a coordenação da entidade, levando uma nova condução de luta para o Sintrafi. “O MOB foi o movimento que transformou a luta sindical bancária em toda Santa Catarina, nele nos inspiramos e chegamos na direção do Sindicato dos Bancários em Criciúma, também por conta de inspiração desse movimento”, destacou Laércio.


Em sua história recente, o Sintrafi não só assumiu a busca por direitos a sua categoria, como também encampou as lutas em defesa de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Para Francisco Alano, presidente da Federação dos Comerciários de Santa Catarina – FECESC, o MOB ter assumido a liderança do sindicato, reforçou a luta de todos os trabalhadores. “Historicamente a trajetória do Sintrafi foi importante no fortalecimento das lutas de todos os trabalhadores, o sindicato ajudou na fundação e construção da CUT e tem papel ativo na defesa da democracia e dos direitos”, reforça Alano.


Para Anna Julia Rodrigues, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina – CUT/SC, atualmente o sindicato leva as bandeiras da CUT. “Hoje o Sintrafi está sempre junto na luta pela valorização do salário mínimo, na defesa do SUS, pela redução da taxa de juros, pela taxação das grandes fortunas e na defesa da democracia”, detalha Anna.


Já para Juvandia Moreira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Ramo Financeiro – CONTRAF-CUT, o Sintrafi desempenha um papel importante na unidade dos bancários e no comando nacional da categoria. “O Sintrafi fortalece o Comando Nacional, que centraliza toda a negociação dos bancários do país. Por isso, a Contraf saúda estes 88 anos de sindicato e deseja estar juntos nas conquistas e busca de direitos e valorização de toda a categoria”, ressalta Juvândia.


Viva o Sintrafi Floripa, viva os bancários de Florianópolis e região, viva toda a classe trabalhadora!


Assista às declarações:



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page