Os bancários do Itaú aprovaram, em assembleia virtual pelo site do Sindicato, o acordo de banco de horas negativo, que garante direitos aos trabalhadores que estão afastados ou em regime de rodízio nas agências (trabalhando uma semana e folgando na outra), por conta da pandemia de coronavírus. O acordo prevê abono dos meses de março e abril (ou seja, as horas devidas pelo bancário nesses meses não serão cobradas) e ainda desconto de 10% nas horas devidas a partir do mês de maio.
O acordo negociado em mesa com o banco é uma vitória porque garante tranquilidade aos trabalhadores que estão afastados total ou parcialmente por conta da pandemia de covid-19. Esses bancários estão mais seguros em casa, mas por outro lado, estavam aflitos com o acúmulo de horas devidas ao banco. O acordo lhes garante desconto de grande parte dessas horas, e ainda lhes dá tranquilidade na reposiçãoa.
Pelo acordo, a reposição das horas devidas só pode se dar no mês seguinte ao final da quarentena, por um período de 12 meses, limitado a duas horas a mais por dia e apenas nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Também determina que caso o bancário trabalhe em sábados, domingos e feriados, essas horas não serão consideradas como reposição, portanto, terão de ser pagas como horas extras.
O acordo foi aprovado com o seguinte resultado na base representada pelo Sindicato: 92,31% Sim; 5,13% Não e 2,56% Abstenção.
A votação da assembleia virtual se deu por link no site do Sindicato, das 8h do dia 11 até as 18h desta terça-feira 12
Comments