Dia foi marcado por manifestações contra a precarização no atendimento à população
Nesta quinta-feira, 22, bancárias e bancários da base do Sintrafi realizaram atividades em três agências do centro da capital. Durante a atividade, o sindicato denunciou a forma com que os bancos tentam impor seu novo modelo de agências, sem caixas, focado apenas na comercialização de produtos. Isso deixa parcela considerável da população que não tem acesso a meios de pagamentos digitais expostas à falta de estrutura e segurança dos correspondentes bancários e lotéricas.
Os bancários reforçaram para a população sua preocupação com a forma com que o setor trata não só a categoria, mas também seus clientes e usuários. Mesmo com a alta lucratividade, os bancos seguem fechando agências, terceirizando e cortando postos de trabalho.
Os atos aconteceram após a nona rodada de negociações entre a Fenaban e o Comando Nacional, em que os bancos ofereceram reposição de 0,85x INPC para a categoria.
A proposta rejeitada pelos representantes dos trabalhadores revoltou os bancários que exigem valorização pelo seu esforço diário.
A categoria segue mobilizada e hoje, a partir das 18h30min, a Fetrafi-SC irá realizar uma plenária virtual para atualizar as informações sobre as negociações e debater com a categoria ações que pressionem os bancos na mesa de negociação prevista para a próxima semana.
Comments