Nesta sexta, 30, o Comando Nacional dos Bancários e os representantes dos bancos retomaram as negociações com o objetivo de renovar a Convenção da categoria.
De início, somente com a presença do negociador contratado pela Fenaban, os bancos manifestaram críticas às atividades realizadas nesta sexta-feira em todo país, que paralisaram unidades em protesto ao desrespeito demonstrado aos bancários e bancárias durante as negociações.
Na sequência, a Coordenação do Comando reafirmou a disposição da categoria em continuar a negociação, ressaltando a legitimidade e a autonomia dos Sindicatos nos processos de organização e mobilização.
Ao representante dos bancos a Coordenação do Comando afirmou que a intensificação das atividades de mobilização refletem a insatisfação da categoria com a proposta insuficiente apresentada pelos bancos, que não atende às expectativas dos trabalhadores.
Após um longo intervalo, os bancos retornaram à mesa e apresentaram como proposta de reajuste 4,15% sobre salários e benefícios, antecipação do pagamento da PLR em setembro, reajuste pelo INPC na parcela fixa da PLR, VA e VR.
Ainda distante das reivindicações da categoria, a proposta foi rejeitada pelo Comando Nacional dos Bancários, que orienta aos Sindicatos a continuidade das ações de mobilização e organização.
Novo intervalo foi solicitado pelos bancos e Comando segue reunido.
Comentários