top of page
  • Foto do escritorWilFran Canaris

Banrisulenses realizam encontro nacional no dia 14 de setembro

“O Banrisul é um banco altamente rentável e parte dos seus recursos reverte para o Tesouro do Estado e para os gaúchos e gaúchas. Mais de 90% do PIB do estado passa pelo Banco”, ressalta Denise Falkenberg Correa, diretora de Saúde do(a) Trabalhador(a) da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul. “Além disso, o Banrisul tem taxas e tarifas baixas e financia as pequenas e microempresas”, completa.

Na pauta do Encontro Nacional serão discutidas as mudanças na função dos caixas; pressão e assédio por metas inatingíveis; manutenção do papel do Banrisul como banco público e fomentador da economia gaúcha; redução do quadro de funcionários e sobrecarga de trabalho; mudanças no trabalho bancário com surgimento de bancos digitais, entre outros temas.

“A Fetrafi-RS vem realizando uma série de reuniões com o Banrisul sobre os problemas que os colegas trazem até nós, como a sobrecarga de trabalho. Mas é importante fazer um encontro como este para definir soluções e estratégias de defesa dos nossos empregos e do próprio banco, tão importante para os gaúchos e gaúchas”, destaca Ana Mara Betim, diretora de Formação da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul.

O evento vai contar com a participação dos jornalistas Helder Maldonado e Marco Bezzi, idealizadores e apresentadores do canal “Galãs Feios” do YouTube. Com mais de 220 mil inscritos, o canal apresenta críticas às privatizações e retiradas de direitos dos trabalhadores.

Ameaças

O governo do estado vem realizando sucessivas ofertas de ações do Banrisul, enfraquecendo seu caráter público. Recentemente, o ex-presidente do Banco, Mateus Bandeira, conseguiu uma liminar na Justiça, impedindo nova oferta pública. Entretanto, a liminar foi revogada pelo titular da 4º Vara da Fazenda Pública, Vanderlei Deolindo, no dia 29 de agosto.

Em 4 de setembro, uma audiência pública para tratar do assunto foi realizada na Assembleia Legislativa e contou com a presença da Fetrafi-RS, do SindBancários Porto Alegre e Região e outros representantes dos funcionários. Porém, nem o Banco e nem o Governo Estadual enviaram representantes.

Entre os encaminhamentos, foi decidido que a Comissão de Economia da Assembleia solicitaria o acompanhamento da venda das ações ao Tribunal de Contas do Estado e convocaria o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, para esclarecimentos.

Ato de aniversário

Antes da realização do Encontro Nacional, os banrisulenses programaram um ato em comemoração aos 91 anos do Banrisul, no dia 12 de setembro, em frente à agência central, na Praça da Alfândega. A concentração irá ocorrer por volta do meio-dia, com a participação de sindicatos de todo o estado.

Nossa Voz

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região publicou uma edição especial do Jornal Nossa Voz sobre o Encontro. Veja a edição em PDF.

SERVIÇO:

O que: 27º Encontro Nacional dos Banrisulenses Quando: 14 de setembro, sábado Hora: 9 às 12 horas Onde: sede da Fetrafi-RS (Cel Fernando Machado, 820, Centro Histórico, Porto Alegre)

Como participar: os banrisulenses podem se inscrever por meio de seus sindicatos locais. Os sindicatos devem realizar as inscrições no sistema de eventos da Fetrafi-RS no link http://www.fetrafirs.org.br/eventos/sindicato/index.php ou pelo e-mail fetrafirs@fetrafirs.org.br.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page