top of page
  • medeirossilvia

CAIXA: ação dos 10 minutos tem novas orientações

Atualizado: 2 de abr.


O Sintrafi Floripa, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos traz mais informações aos Bancários da Caixa Econômica Federal sobre a possibilidade de adesão ao acordo da ação que garantiu o pagamento do intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho aos que exerçam ou exerceram a função de caixa.

Os abrangidos na listagem já divulgada estão divididos em dois grupos, para melhor explanação: Ativos e Inativos.

Para os empregados ativos a CEF informou que já está enviado para o e-mail funcional mensagem que permitirá aqueles que assim desejarem a adesão ao acordo e assinatura do termo individual de acordo. Neste termo constará todos os dados e valores objeto do pacto.

Para os empregados inativos, aí incluídos todos os ex-bancários, sejam aposentados ou desligados e, também, aqueles que não têm acesso ao e-mail funcional em razão de licença (saúde ou interesse) e que desejarem aderir ao acordo, deverão entrar em contato com o sindicato para fornecer os seguintes dados:

Nome completo, nacionalidade, profissão, CPF, RG, endereço completo e informar uma conta bancária para depósito dos valores que será feito diretamente pela CEF.

Os dados apresentados serão incluídos na minuta de acordo e, após, colher a assinatura do bancário no termo de acordo para que seja juntado ao processo e homologado pelo Juiz.

O valor principal líquido e o FGTS (caso o contrato de trabalho esteja extinto) serão depositados diretamente na conta do substituído. Caso o contrato de trabalho do substituído esteja vigente, o recolhimento do FGTS devido será realizado em sua conta vinculada (Lei 8.036/90).


IMPORTANTE: Para todos os bancários ativos e inativos que NÃO desejarem aderir ao acordo, deverá ser encaminhada uma mensagem ao sindicato nos canais de comunicação adiante divulgados contendo os seguintes dizeres:

“EU (nome completo e CPF) não tenho interesse em aderir ao acordo proposto pela CEF para a ação do intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho do Caixas e quero prosseguir com a execução”.


Esta mensagem servirá para que a assessoria jurídica possa dar encaminhamento na execução individual dos substituídos com a busca de documentos funcionais junto a CEF para a elaboração dos cálculos de liquidação e ajuizamento da ação de execução.

Os bancários deverão utilizar os seguintes meios de contato.

Preferencialmente e-mail a ser enviado aos advogados GUSTAVO GARBELINI WISCHNESKI e Luiz Eduardo Martins Fleck com o assunto AÇÂO 10 MINUTOS CEF a:

Caso haja impossibilidade em utilizar o e-mail podem encaminhar mensagem via WhatsApp para o número 48-99933-9208 (GUSTAVO GARBELINI WISCHNESKI) ou entrar em contato com o plantão do sindicato nas segundas, quartas ou sextas (9 as 12h) no número 48-3224-7113.

 

ATENÇÃO: os valores apresentados pela CEF são propostos pelo banco para realização do acordo. Segundo levantamento realizado pela assessoria jurídica do sindicato, estes valores têm um deságio de cerca de 40% do que os devidos pela CEF na ação coletiva.

 

Filie-se ao Sintrafi Floripa e ajude o sindicato em mais conquistas e vitórias!

629 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page