COE BRDE abre debate sobre Plano de Saúde e convocação Assembleia sobre teletrabaho
- André Luiz Alves
- há 1 dia
- 5 min de leitura
Assembleia virtual ocorre dia 06/11 e também terá na pauta carreira, benefícios e plano de saúde.
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se reuniu na tarde da última terça-feira (28), na sede Porto Alegre, com os representantes da diretoria do banco, com o intuito de finalizar as negociações sobre a renovação do acordo coletivo (ACT) de Teletrabalho e retomar o diálogo permanente sobre condições de trabalho, carreira, avaliações, benefícios e plano de saúde, conforme firmado na cláusula 21 do Acordo Coletivo 2024-2026. O grupo é composto por representantes dos Sindicatos dos Bancários de Porto Alegre e Região, dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Florianópolis e Região, e dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, que estiveram acompanhados por assessoria jurídica e representação dos delegados sindicais.
Mesa encaminha renovação integral do acordo de teletrabalho com alguns avanços
Dando continuidade ao debate virtual realizado entre a COE e o BRDE em 16/11, o BRDE reafirmou a renovação integral do acordo de teletrabalho atualmente vigente, garantindo a manutenção das condições já asseguradas aos trabalhadores. Os representantes do Banco também trouxeram devolutiva em relação às pautas apresentadas pelo sindicato, sugerindo redação de cláusula que inclui no acordo a demanda de ampliação do horário de acesso, resguardando na redação a autonomia da gestão para deliberar a respeito e afirmando a necessidade de comparecimento dos empregados nas agendas coletivas/ordinárias do Banco. Também foi alterada a cláusula que trata sobre ações de promoção à saúde, que passará a prever periodicidade semestral, com foco na distribuição de materiais informativos e de apoio. Outro avanço importante foi a afirmação do Banco de que os futuros processos seletivos e movimentações internas passarão a indicar a possibilidade de teletrabalho integral ou híbrido nas vagas ofertadas internamente.
Mas houveram demandas apresentadas que o BRDE não deu acordo, como a de flexibilizar o horário de intervalo para o almoço para mais de um. Também não concordaram com o clausulamento de norma afirmando que o teletrabalho não pode ser confundido com instrumento de punição para os empregados. Segundo o Banco, não existe precedente em outras instituições a respeito de pormenorizar essa questão na norma coletiva, contudo, a representação da diretoria afirma o compromisso institucional de orientar os gestores a utilizarem somente os mecanismos adequados para quaisquer processos de punição ou descensos funcionais dos profissionais.
Após o debate sobre as cláusulas, os representantes do BRDE encaminharam as redações consensuadas na mesa para apreciação da diretoria na reunião ordinária de 04 de novembro, na qual a proposta foi autorizada e será apresentada e deliberada pelos profissionais do BRDE em assembleias virtuais, que se realizarão no dia 06 de novembro, às 19h, com plenária através do sistema ZOOM [ https://us06web.zoom.us/j/87670448930?pwd=VagdnBqgbyr78hiod5anReNVELDb6e.1 ] para apresentação, esclarecimentos e debate e em votação virtual, que ficará aberta por 24h a partir do início da assembleia, através do Sistema VotaBem [ https://bancarios.votabem.com.br/ ].
Antes da plenária e as assembleias para apreciação do acordo nas três bases sindicais já estará finalizada a redação negociada, para que os trabalhadores tenham acesso à versão completa da proposta.
Plano de Saúde, Carreira e Benefícios
Além do tema do teletrabalho, o Sindicato levou à mesa debates sobre outras reivindicações da categoria, como reajuste de benefícios como diárias e vales, melhorias nos planos de saúde e a unificação dos planos de plano de carreira, que deve equalizar avaliações, folgas, bonificações e promoções por mérito e por tempo de serviço. Os temas debatidos na mesa fazem parte do conjunto de pautas que foram remetidas ao grupo interno de trabalho do BRDE após a campanha salarial, cujos resultados e encaminhamentos foram cobrados com firmeza pela representação sindical e serão objeto de discussão na assembleia do dia 06/11.
Em relação ao plano de saúde, a representação sindical sustentou que eventuais mudanças sejam feitas por adesão, garantindo ao trabalhador o direito de escolha. Durante a reunião, muitas das dúvidas apresentadas pela categoria sobre o tema foram esclarecidas, contribuindo para maior transparência e segurança no processo de discussão. Também foi solicitado pela COE mais detalhes sobre os planos de saúde e odontológico e sobre o projeto de alterações no qual a gestão do banco vem trabalhando, que ficaram de ser apresentados em uma próxima reunião, prevista para o dia 19/11.
Para os representantes dos trabalhadores, a retomada desses debates é importante e vem em boa hora, pois os bancários do BRDE tem demonstrado bastante preocupação com as pautas em questão. São temas que afetam em muito a vida dos trabalhadores e, mesmo as discussões que parecem mais bloqueadas no momento precisam ter suas discussões avançando antes da campanha salarial do ano que vem. Uma nova rodada ficou pré-agendada para o dia 19 de novembro, quando a direção do BRDE afirmou que trará mais informações e retornos ao sindicato.
------------
Assembleia BRDE
[QUANDO]
06/11 - 19h
[LINK ZOOM]
- ID da reunião: 876 7044 8930
- Senha: 390534
[PAUTA]
- Apreciação do Acordo Coletivo de Teletrabalho 2025-2027
- Debate sobre assuntos gerais
[COMO VOTAR]
- Das 19h de 06/11 às 19h de 07/11
---------------
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL
O Sindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro de Florianópolise Região, entidade sindical de primeiro grau inscrita no CNPJ sob o nº 83.902.122/0001-09, Registro Sindical nº 46000.021404/2005-51, por meio de sua Diretoria Executiva, aqui representada pelo seu SecretárioGeral, convoca todas e todos empregados do BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL - BRDE, associados ou não, da base territorial desta entidade, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que, considerando o disposto no estatuto da entidade e a legislação vigente, será realizada pela via VIRTUAL, no dia 06 de novembro de 2025, com primeira chamada à 18h30min e segunda e última chamada às 19h00h, com qualquer quórum. A votação será precedida de plenária específica de esclarecimentos, às 19h, via sistema Zoom. Para participar, o bancário deverá acessar o website do Sindicato, onde haverá um link direto e exclusivo para plenárias, devendo-se autenticar com suas informações pessoais ou através do link direto: [ https://us06web.zoom.us/j/87670448930?pwd=VagdnBqgbyr78hiod5anReNVELDb6e.1 ]. A votação terá início às 19h do dia 06/11/2025 e se encerrará às 19h 07/11/2025. Será realizada através do sistema Assemblear, através do link [ https://bancarios.votabem.com.br/ ], disponibilizado também pelo website do Sindicato https://www.sintrafifloripa.org.br/, via sistema virtual de acesso individualizado. Em caso de haver qualquer obstáculo ou problema de acesso, o/a bancário/a poderá entrar em contato com a equipe administrativa de plantão pelo telefone (48)3224-7113, das 09h às 17h. A pauta de discussão e deliberação seguirá a seguinte ordem do dia:
1) Apreciação de Proposta de Acordo Coletivo de Trabalho referente ao regime de teletrabalho;
2) Debate sobre assuntos gerais
Florianópolis, 04 de Novembro de 2025
ANDRE LUIZ ALVES
Secretário Geral











Comentários