top of page
  • Silvia Medeiros

Comando debate renovação do PPR com Banrisul


Após retornos trazidos pelo Banco a questionamentos feitos pelos representantes dos Banrisulenses, o Comando entregou uma proposta para renovação da PPR aos negociadores do Banrisul, na tarde desta terça-feira (06/06).


Até agora, as discussões vinham acontecendo sobre a proposta de alterações apresentadas pelo Banco, mas após plenária com os funcionários do Banrisul, o Comando elaborou uma minuta de reivindicações e entregou ao Banco, invertendo a lógica do debate, ao partir de um texto construído pelos (as) trabalhadores (as).


Um dos pontos polêmicos da proposta do Banco, o ROEA de 14% para acionar o pagamento da PPR, deve ser discutido à parte. De acordo com estimativa do DIEESE, o lucro líquido do Banrisul teria que ter um aumento de aproximadamente 90% em 2023 para que o ROEA alcance 14%, o que seria algo quase irreal, dado o cenário de juros altos e inadimplência.


A próxima reunião, quando o Banrisul trará o retorno do que foi proposto pelo Comando, ficou agendada para o dia 20 de junho. Abaixo o documento na íntegra:


REIVINDICAÇÕES DOS BANRISULENSES PARA RENOVAÇÃO DO ACT/PPR

As alterações que propomos na redação do atual Acordo Coletivo/PPR, são as seguintes: – Valor Básico de Participação: 1 (um) Piso da categoria, atualmente em R$ 2.921,64; – Valor de Referência: equivalente ao dobro do Piso da categoria (R$ 5.843,28); – Validade do acordo de 1 ano; – Critério claro de pagamento proporcional e/ou integral para licenciados, afastados, demitidos: Média da última função exercida; – Tabelas de target, réguas de atingimento e níveis de ponderação inalterados em relação ao acordo anterior, exceto por: * Target do ON: 4 + Gratificação Fixa x 2 * Remoção do termo “Plataformista” das tabelas: Todos não-comissionados e sem função recebem igualmente como Escriturário, independente de Segmento atendido. * Valores máximos a distribuir estipulados a 100% do atingimento (fim do escalonamento acima de 100%) >> Multiplicadores reajustados neste modelo: 66,67 – 1,0 80% – 1,2 90% – 1,35 100% – 1,5

Sobre as alterações sugeridas pelo Banrisul, o que propomos é que sejam tratadas posteriormente à solução destas reivindicações.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page