Considerações sobre a assembleia da proposta de reestruturação do Banrisul
- daianicerezer
- há 6 dias
- 2 min de leitura

Esta é, sem dúvida, uma das decisões mais complexas que os colegas do Banrisul terão que tomar. Chegamos a um ponto de impasse: o banco afirma que a negociação chegou ao seu limite e que a proposta apresentada é definitiva. Já os membros da COE e representantes dos Banrisulenses na mesa de negociação avaliam que, embora tenha havido avanços, a proposta ainda está incompleta e necessita de ajustes para ser aprovada.
Alguns pontos importantes, historicamente defendidos pelos sindicatos, foram incorporados pela direção, como:
Redução da jornada sem redução salarial;
Valorização dos Operadores de Negócio;
Possibilidade de adesão individual às mudanças, no caso das funções alvo do tombamento, caso a proposta seja aprovada.
No entanto, aspectos essenciais ficaram de fora e é justamente por isso que a orientação dos sindicatos é pela rejeição da proposta.
O principal ponto de discordância é o valor definido para as novas tabelas salariais das funções criadas com a reestruturação, que estão muito abaixo do patamar atual e inferiores aos valores praticados no setor. Isso, além de representar perda para os trabalhadores, pode dificultar a retenção de talentos no banco.
Outros fatores que precisam ser considerados:
Mudanças no regulamento de pessoal, estabelecendo regras mais brandas para a perda de função;
Impacto futuro no plano de saúde, já que a redução significativa da folha de pagamento no médio e longo prazo afetará a arrecadação da Cabergs, gerando inevitavelmente reajustes nas mensalidades para os beneficiários.
É fundamental compreender que, apesar do tom de certeza nos comunicados da direção, ninguém pode garantir todos os efeitos dessa decisão, nem mesmo o próprio banco. Processos de negociação são muito mais complexos do que aparentam, e o impacto vai muito além de escolhas individuais: todos serão afetados, qualquer que seja o resultado.
Por isso, reforçamos: participe dos debates, informe-se, questione e avalie. Tome sua decisão ciente tanto dos riscos quanto das consequências, para você e para todos os colegas.
Nesta quinta-feira, 14, a partir das 18h, o Sintrafi Floripa iniciará a Assembleia de apreciação da proposta, primeiro numa plenária de esclarecimentos pelo Zoom (clique AQUI para acessar). Na sequência, a votação será aberta pelo Votabem e ficará disponível das 20h do dia 14/08 até às 8h do dia 15/08.
Comentários