• medeirossilvia

Eleições Sintrafi Floripa: Assembleia define calendário e comissão eleitoral que cuidará do pleito

Atualizado: 19 de mar.

Em Assembleia nesta terça (6/2) os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro de Florianópolis e região se reuniram no Hotel Floph em Florianópolis e deram início ao processo eleitoral da entidade com a aprovação do calendário do pleito e da Comissão Eleitoral que cuidará dos encaminhamentos das eleições.

O processo eleitoral ocorre de 4 em 4 anos e é um momento importante de participação democrática de todos os filiados e filiadas que podem se candidatar e escolher quem coordenará o sindicato no próximo período.

Aprovado por unanimidade o calendário das eleições seguirá os prazos estipulados no estatuto do sindicato.

9/2 – Edital com abertura do processo eleitoral;

10/2 a 11/3 – período de registro das chapas;

15/3 – divulgação das chapas inscritas;

16 a 20/3 – prazo de impugnação de candidaturas;

22/3 a 9/4 – campanha eleitoral

11 e 12/4 – eleições

12/4 – apuração e divulgação do resultado

10/5 – posse da diretoria eleita mandato 2024/2028

Na assembleia foi aprovada também a realização da eleição por meio eletrônico digital, em que o filiado escolherá o seus representantes através de um programa contratado pelo sindicato. Ao invés de depositar o voto na urna, ele votará por um tablete digital auditado e garantido o máximo de sigilo.

A assembleia também escolheu a Comissão Eleitoral que acompanhará o pleito e garantirá a transparência e lisura do processo, foram escolhidos pela categoria: Anna Julia Rodrigues, presidenta da CUT-SC; Orlando Flávio Linhares, diretor da Fetrafi-SC; Tiago Vergara, presidente do Sinergia; e os suplentes Francisco Teixeira Nobre, bancário do BB aposentado e Manoel Marcelino do Sintect/SC.