top of page
  • Foto do escritorWilFran Canaris

Estratégias para a próxima gestão foram debatidas

Ampliação da representação, comunicação, organização e protagonismo nas lutas sociais são fatores estratégicos para a próxima gestão da Fetrafi-SC


A última mesa do primeiro dia de VI Congresso da Fetrafi-SC aprofundou o debate sobre as “Estratégias de atuação do ramo financeiro e da Fetrafi-SC para a gestão 2023-2027”. O coordenador da Fetrafi-SC, Marco Silvano, e o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, apresentaram suas ideias sob a coordenação da mesa composta pela dirigente Jozi Fabiani Mello e pelos colegas Luiz Junior Gubert, Magno Branco Pacheco.


Marco enfatizou a importância da ampliação da representação do ramo. “Precisamos nos organizar de forma a representar todos os trabalhadores do ramo financeiro.” O dirigente acredita que, para criar uma aproximação maior com esses trabalhadores, é necessário compreender a realidade de quem trabalha em cooperativas e financeiras, por exemplo.

Outro ponto estratégico é a comunicação com a categoria, fundamental não só do ponto de vista de construir um conhecimento maior a respeito das novas tecnologias e as mudanças na estratégia de negócio dos bancos, mas aprimorar o diálogo, compreendendo melhor o que as pessoas estão pensando e poder construir, de fato, uma troca que aproxime os dirigentes sindicais dos trabalhadores.


Por último, o dirigente lembrou da organização dos trabalhadores. “É preciso repensar a nossa estrutura para ver até que ponto estamos sendo eficazes nesse processo todo de bem representar os trabalhadores”, explicou.


Já o dirigente Juberlei Bacelo acredita que a principal estratégia que está colocada para a próxima gestão da Fetrafi-SC é trabalhar no sentido de que o movimento sindical volte a ser protagonista nas lutas sociais do país. Para isso, ele acredita que “é preciso investir na formação e na comunicação, ferramentas que podem resultar em direções mais qualificadas e que busquem esse objetivo do protagonismo tão necessário para que avancemos nos direitos da categoria e do conjunto da classe trabalhadora do país”.


O prazo de inscrição de chapas ao processo de Eleição do Colegiado Executivo e Conselho Fiscal da Fetrafi-SC gestão 2023-2027 foi aberto às 17h. O prazo de apresentação de emendas e alterações às estratégias de atuação do ramo financeiro e da Federação e plano de lutas da Fetrafi-SC e de propostas de moções encerrou às 18h.

0 visualização0 comentário
bottom of page