top of page

Fetrafi-SC realiza Plenária Virtual do Banco do Brasil

Cerca de 70 funcionários do BB tiraram suas dúvidas na atividade


Bancárias e bancários do Banco do Brasil participaram da Plenária Virtual do Banco do Brasil, realizada pela Fetrafi-SC nesta terça-feira, 23, em formato virtual pelo aplicativo Zoom. A abertura da Plenária foi feita pelo Secretário de Imprensa, Comunicação e Assuntos Intersindicais do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região e funcionário do BB, Sebastião Rodrigo Souza de Araujo.


O representante da Fetrafi-SC na Comissão de Empresas dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Marcelo Peres, falou sobre as mesas que já aconteceram e abordaram os temas do emprego, cláusulas sociais, diversidade e igualdade de oportunidades. Ele também informou que a próxima mesa de negociação do Banco do Brasil será no dia 26 de julho, em São Paulo, sobre saúde e condições de trabalho.


O advogado da Fetrafi-SC, Gustavo Garbelini, trouxe informações a respeito da ação promovida pela Contraf/CUT referente à reestruturação de 2021 no Banco do Brasil e que afetou os trabalhadores que exerciam a função de caixa executivo. Ele explicou que, “após o julgamento do recurso ordinário pelo Tribunal Regional da 10ª Região, em Brasília, houve a autorização do Banco do Brasil de implementar a reestruturação. Entretanto, essa decisão manteve parcialmente a sentença de primeiro grau que garantiu para aqueles trabalhadores que já tinham. Recebido gratificação de função por mais de 10 anos até a data que entrou em vigor a reforma trabalhista, 11 de novembro de 2017, a sua incorporação ao salário na forma da média dos valores recebidos nos últimos 10 anos.”


Já para os trabalhadores que não tinham 10 anos de exercício de função até a entrada da Reforma Trabalhista em vigor, está garantido o pagamento da gratificação mensal enquanto exercerem a função de caixa, mas quando destituídos não terão o valor incorporado. A decisão será objeto de recurso pela Contraf, que buscará a não implementação desta reestruturação promovida, garantindo ao caixa efetivo a manutenção da sua gratificação.


O coordenador geral da Fetrafi-SC, Marco Silvano, também retomou a última mesa de negociação com a Fenaban, que ocorreu semana passada tratando dos temas diversidade e igualdade de oportunidades. Marco destacou a importância da participação das bancárias e bancários nas ações das redes sociais que vem acontecendo em todo o país como forma de pressionar a Fenaban. “Amanhã, 25, vai acontecer mais um tuitaço durante a negociação, das 9h30 às 11h30, com a hashtag #menosmetasmaissaúde. Todos podem acompanhar as páginas e as redes sociais da federação e dos sindicatos para saber informações detalhadas das negociações da Campanha Nacional”.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page