top of page

Funcionários do Banco do Brasil da base do Sintrafi aprovam a renovação da CCT e ACT

Assembleia que aprovou o ACT do BB encerrou às 12h desta terça-feira, 10



Desde às 20h desta segunda-feira, 09, até às 12h desta terça-feira, 10, os funcionários do Banco do Brasil da base do Sintrafi Floripa puderam votar em assembleia virtual pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, que estarão vigentes de 2024 até 2026.


Quase 60% dos bancários e bancárias do BB optaram por aprovar as propostas de renovação da Convenção CCT, da Fenaban, e do ACT, da direção do banco. Os votos favoráveis totalizaram 59,57%. Contrários, somaram 37,87%. E 2,56% se abstiveram.


Ambos os acordos serão assinados na tarde desta terça-feira, 10, em São Paulo, e a vigência de valores é retroativa a 01 de setembro.


Convenção Coletiva de Trabalho


O acordo por dois anos contempla reajuste com reposição da inflação mais aumento real, de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas. A inflação no período divulgada nesta terça-feira, 10, pelo IBGE é de 3,71% e aumento real dos bancários consolida-se em 0,9%. Para 2025, o reajuste será de reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas. O Banco do Brasil garantiu que pagará a PLR BB na próxima sexta-feira, 13, e a antecipação da PLR Fenaban será ainda em setembro. A antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação será em outubro.


Dez novas cláusulas sociais foram incorporadas à CCT que representam avanços no combate ao assédio moral, ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho; compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas, com ênfase nas mulheres; e a realização de um novo Censo da Diversidade em 2026.


Cique AQUI para acessar o ACT do BB de 2024.

273 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page