top of page

Renovação do acordo de teletrabalho marca retomada de mesas de negociação do BRDE

Negociação visa assegurar a continuidade e o aprimoramento do teletrabalho, considerado uma conquista importante para os empregados do BRDE.


ree

Com a proximidade do vencimento do atual acordo de teletrabalho, o SindBancários dialogou com a direção do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e recebeu retorno do pedido, formalizado há algumas semanas, de instalação de mesa de negociação para a renovação do acordo.


O banco deu sinalização positiva. A negociação foi marcada para o dia 14 de outubro e reunirá os negociadores do BRDE com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) BRDE, que reúne representantes dos sindicatos dos bancários de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, além de assessorias.


A pauta da reunião será a renovação integral do acordo de teletrabalho, acompanhada de pedidos de esclarecimentos e atualizações sobre a forma como o trabalho remoto vem sendo aplicado, bem como a solicitação de dados atualizados sobre sua execução. O acordo atual segue vigente até 10 de novembro.


O Sindicato também solicitou que, assim como ocorreu na última renovação, caso as negociações não sejam concluídas dentro do prazo de vigência, o BRDE garanta a manutenção dos direitos e garantias previstos no acordo atual.


Antes da reunião com a direção do banco, a COE do BRDE realizará um encontro preparatório para organizar a pauta e alinhar as reivindicações.


Além da abertura da mesa de negociação sobre o teletrabalho, o SindBancários também recebeu respostas sobre dois ofícios enviados recentemente ao BRDE, com questionamentos encaminhados pela base. O primeiro trata da abertura do processo eleitoral da CIPA e o segundo, do estabelecimento de ponto livre para determinados cargos.


Em resposta, o banco esclareceu que apenas os empregados de nível mais alto no organograma tiveram alteração no registro de ponto, justificando que a medida está amparada pela legislação, sustentada pela hiperssuficiência relativa a esses cargos e formalizada por meio de acordos individuais. Em relação à CIPA, o BRDE informou que um novo processo eleitoral já está em andamento para a renovação dos cipeiros.


Durante o diálogo, o Sindicato também propôs a realização de uma nova mesa de negociação, voltada à discussão de temas represados desde a campanha salarial e de pautas recentes, como condições de trabalho, carreira, avaliações e plano de saúde. O pedido está amparado na cláusula 21 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que estabelece a manutenção de negociações ao longo da vigência do ACT,“reforçando a via do diálogo, para debater questões pertinentes às relações trabalhistas e aplicar as soluções que vierem a ser acordadas”.


Ficou pactuado que a mesa ocorrerá no final do mês de outubro, dando continuidade ao compromisso de diálogo permanente entre o Sindicato e o BRDE.


Para o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, a expectativa é de que a renovação ocorra de forma tranquila e produtiva. “Acreditamos que, assim como tem ocorrido com os demais bancos estaduais, o processo de renovação do acordo de teletrabalho junto ao BRDE será tranquilo, pois essa ferramenta, além de um direito dos profissionais, também é importante para a gestão das instituições financeiras”, destacou Fetzner.


O Sindicato reforça que o teletrabalho é uma conquista importante para os empregados e que a renovação do acordo deve garantir segurança, transparência e equilíbrio nas relações de trabalho. A COE seguirá atuando nas negociações e manterá a categoria informada sobre os próximos passos.

 

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Fonte: Imprensa SindBancários POA

Comentários


bottom of page