top of page

Nova proposta apresentada pelo Banrisul dificulta desfecho da negociação

Proposta do banco evoluiu em algumas diretrizes, mas não apresenta gratificações que tornem o acordo viável.


COE e Banrisul voltaram a se reunir, na manhã desta quinta-feira (08/05), para dar continuidade à negociação sobre redução da jornada de 8h para 6h. Mesmo depois de vários encontros, em que aconteceram importantes avanços, o Banco segue oferecendo uma tabela de funções gratificadas com valores aquém do aceitável pelo Movimento Sindical, que não admite redução salarial e/ou retirada de direitos.


A demora no processo negocial decorre do cuidado que a COE está tendo para que não haja prejuízo para as futuras gerações de banrisulenses. Outro ponto nevrálgico apontado pelo Movimento Sindical, decorrente das diferenças entre valores, é a segregação entre DG e agências.


Ao longo de toda a reunião, membros da COE argumentaram que o formato proposto pelo Banco fere a isonomia entre colegas com a mesma jornada e não valoriza os profissionais da empresa, enquanto o Movimento Sindical quer construir algo que seja bom para o futuro dos bancários e para o Banrisul.


Até agora, a COE trabalhou aparando arestas e tentando deixar a proposta do Banrisul mais palatável. A avaliação é de que houve avanços, no entanto a negociação esbarrou na questão financeira, que afeta diretamente as carreiras futuras.

 

ENTENDA O HISTÓRICO DE TODA A NEGOCIAÇÃO, QUE JÁ DURA QUASE CINCO MESES


  • Em 20 de dezembro de 2024, o Banrisul apresentou à Comissão de Organização dos Empregados a primeira proposta de reestruturação das funções de confiança da Rede de Agências e Direção-Geral (exceto Gerente Adjunto e funções enquadradas no art. 62 CLT). A tabela para a Rede de Agências, com alteração dos cargos de Gerentes de Mercado, Negócios, Contas, de Relacionamento de Agronegócios e Supervisor, reduzia de 8h para 6h a jornada de trabalho, mas com uma redução também na remuneração, oferecendo gratificação abaixo da recebida atualmente nessas funções. O Banco também propôs o enquadramento dos Operadores de Negócios na nova função gratificada. No caso dos cargos de Analista Júnior, Pleno e Sênior e do Assistente Júnior da Direção-Geral, o Banco propôs uma média das gratificações dos últimos 120 meses, o que reduziria os salários dessas pessoas. O movimento do Banco, de procurar os representantes dos funcionários para debater a reestruturação, foi percebido como positivo pela COE, pois a gestão anterior tentou impor um Plano de Cargos, Funções e Salários sem debater com o movimento sindical, o que foi mediado no Ministério Público do Trabalho e revertido posteriormente em assembleia dos banrisulenses e assinatura de um Acordo Coletivo.


A COE defendeu as seguintes premissas para início da negociação:


- não reduzir salários e direitos;

- conquista da jornada de 6h;

- transparência na negociação;

- continuidade da negociação em mesa, com os representantes dos trabalhadores.



  • Em 15 de janeiro de 2025, a negociação teve início após um ofício encaminhado pelo Banrisul à Fetrafi-RS, solicitando a abertura da mesa (de 23 de dezembro de 2024). Na mesa, o Banrisul apresentou proposta que reduzia a jornada de trabalho em 25%, mas com salário podendo reduzir quase 37% em algumas situações. Os membros da COE rechaçaram a proposta durante a mesa.



  • No dia 23 de janeiro de 2025, a COE Banrisul realizou uma plenária virtual, que reuniu mais de 700 pessoas, para informar os colegas sobre o início das negociações e, neste momento, colheu impressões, informações e questionamentos, que foram sistematizados e encaminhados ao Banco, balizando o debate que seguiu em mesa.


    Critérios e valores das novas gratificações


  • O Banrisul enviou ofício à Fetrafi-RS no dia 10 de fevereiro, reencaminhando a proposta referente ao tema. A nova proposição contemplava a possibilidade de progressão na carreira pelos Gerentes de Relacionamento e Gerentes administrativos, além de consolidar as funções que serão objeto da reestruturação e as que permanecerão sujeitas ao enquadramento em função de confiança, com jornada de oito horas diárias ou dispensadas do respectivo controle.


    Reestruturação das Funções Comerciais e Administrativas da Rede de Agências e da Direção Geral.


  • No dia 26 de março, houve nova mesa de negociação entre a COE e o Banrisul. O banco trouxe informações incompletas sobre os questionamentos levantados pelo movimento sindical na rodada anterior, no entanto, sinalizou positivamente para a possibilidade de avanços em premissas básicas apontadas pela COE. O Banrisul ficou devendo informações importantes, como os dados das tabelas de funções, gratificações atuais, cargos e níveis salariais, além do número de empregados em cada um dos níveis. De positivo, a sinalização do banco de que as mudanças propostas serão definidas em conjunto com o movimento sindical.


    Resposta ao Pedido de Esclarecimento e Detalhamento do COE do Banrisul


  • Em reunião da COE no dia 8 de abril, foram debatidas uma série de ajustes a serem feitos em cima da proposta apresentada pelo Banrisul sobre redução de jornada, todas orientadas pelas premissas básicas de clareza, transparência, não redução salarial e proteção dos direitos. 


  • Após reunião com o Banco no dia 16 de abril, sem avanços, a COE realizou uma live no dia 17 de abril, véspera de feriado, para informar os colegas sobre o andamento da negociação, com as alterações construídas ao longo do debate com o Banco.


    Assista à live


  • A COE encaminhou ao Banrisul, via ofício datado de 23 de abril, sua contraproposta, considerando a manutenção da remuneração e outras premissas estabelecidas desde o início da negociação.


    SUGESTÕES AO PROJETO DE RESTRUTURAÇÃO DAS FUNÇÕES COMERCIAIS E ADMINISTRATIVAS DA REDE DE AGÊNCIAS E DA DIREÇÃO GERAL


  • No dia 25 de abril, nova rodada de negociação entre a COE e representantes do Banrisul trouxe boas perspectivas para um desfecho. As reivindicações apresentadas ao Banco pelo movimento sindical, que garantem, principalmente, que não haja redução de remuneração, foram parcialmente contempladas. Desde o início das negociações o banco foi enfático em relação às contrapartidas que desejam, que passam pela solução do passivo do auxílio movimentação e pelo reconhecimento do limite de 2020, já assinado na CCT, para as ações de 7a e 8a hora. O Banrisul concordou em padronizar as tabelas para todas as Gratificações de Função (GFs) para a DG e Rede de Agências; também concordou em normatizar algumas regras e descrições e em segmentar e descrever funções como a dos Gerentes de Relacionamento.


  • Em 29 de abril, o Banrisul respondeu ofício da Fetrafi-RS sugerindo novas mudanças ao projeto de reestruturação das funções comerciais e administrativas da Rede de Agências e da Direção-Geral, solicitando a reunião que foi marcada para esta quinta-feira, 8 de maio.


    Leia o ofício


  • Na rodada de 08 de maio o banco apresentou novo documento, consolidando sua proposta até o momento, trazendo mais alguns ajustes em relação ao conceito de Remuneração Residual (RR) e apontando o nível GF2 da tabela como ponto de partida para os empregados do quadro de TI. No entanto, a proposta não traz a tabela única, sinalizada na mesa anterior, para funções de 6h para Rede e DG, tampouco aproxima seus valores àqueles reivindicados pelo movimento sindical. 


    Leia o documento apresentado pelo banco



Fonte: SindBancários Porto Alegre

bottom of page