top of page
  • medeirossilvia

Peça de teatro A Farsa do Advogado Pathelin completa 27 anos

Apresentação de comemoração dos 27 anos da peça nesta terça (7/11) às 20h30 no Teatro Álvaro de Carvalho - TAC em Florianópolis


A Farsa do Advogado Pathelin, montagem do Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, é um divertido espetáculo para adultos e crianças a partir de 10 anos. A apresentação é comemorativa aos 27 anos de estreia da peça, que já fez mais de 800 apresentações. Em Santa Catarina o espetáculo circulou por 140 cidades, além RS, PR, SP e MA, com um sucesso de público e crítica poucas vezes obtido com produções locais. 

O elenco é composto por 5 atores, dois deles estão no espetáculo desde a estreia, dois a 26 anos e um a 10 anos.

Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.  

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. 

Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?  

(Qualquer semelhança com a situação atual não é mera semelhança).

Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época. 

Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP).   A direção do espetáculo é de Júlio Maurício. 

Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Sergio Candido. 

SINOPSE DO ESPETÁCULO

O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer um corte de tecido grátis. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

FICHA TÉCNICA

A Farsa do Advogado Pathelin

Autor Desconhecido

Adaptação: Perito Monteiro

Consultoria: Neyde Veneziano

Direção: Júlio Maurício

ELENCO

Guilhermina – Berna Sant´Anna

Pathelin – Nazareno Pereira

Comerciante – Leon de Paula

Pastor – Sérgio Cândido

Juiz – Ismar Medeiros

Projeto Cenográfico: Willian Pereira

Figurinos: Norma Ribeiro

Criação e Operação de Luz: Júlio Maurício

Operador de Som: Mariana Cândido

83 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page