medeirossilvia

Sintrafi encerra o mês com grande campanha de Outubro Rosa

O Outubro Rosa tem como objetivo divulgar informações e fortalecer os cuidados para prevenção do câncer de mama. Para participar desse movimento que acontece no mundo todo e, também, mobilizar as bancárias, o Sintrafi Floripa junto com a Fetrafi-SC realizou uma parceria inédita com a Associação dos Voluntários do CEPON – AVOC e adquiriu camisetas que foram distribuídas gratuitamente para as bancárias.

De acordo com a Secretária de Relações de Gênero, Igualdade de Oportunidade e Diversidade do Sintrafi Floripa, Carolina de Matos, a ação é importante para dialogar com as bancárias. “Uma campanha que busca conscientizar para os cuidados com a saúde das bancárias, também faz parte das ações do sindicato e do fortalecimento da entidade junto com a categoria”, explica Carolina.

O câncer de mama é o câncer que mais acomete as mulheres no mundo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, somente em 2020 foram estimados mais de 2,3 milhões de novos casos em todo o mundo. Para o Brasil foram estimados 73.610 novos casos em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

O estado de Santa Catarina é o estado com maior incidência de câncer de mama de todo o país, com uma taxa de 74,79 casos para cada 100 mil mulheres e somente em 2023, o Estado tem estimativa de mais 3.860 casos novos.

Pensando na conscientização e fortalecimento da campanha de prevenção ao câncer de mama, que a Fetrafi-SC também e somou na parceria com a AVOC e distribuiu camisetas para as bancárias dos sindicatos filiados à Federação. De acordo com Simoni de Abreu, Secretária de Mulheres da Fetrafi-SC, a ação visa se aproximar das bancárias e se somar nessa corrente de solidariedade. “Além de enchermos as nossas agências de informações e colorir com o rosa da campanha, ainda ajudamos uma importante entidade como a AVOC com arrecadação financeira que irá ajuda-los nos trabalhos voluntários com os pacientes com câncer”, destacou Simoni.

A AVOC é uma entidade sem fins lucrativos que por meio de seus voluntários ajuda os pacientes, familiares e colaboradores do Cepon. Articula doações e empréstimos de perucas, toucas e demais acessórios necessários a quem esta com câncer.