Fetrafi-SC realiza plenária para sanar dúvidas dos trabalhadores do Bradesco
- daianicerezer
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Atividade encerra uma série de plenárias que antecede a Conferência Estadual

A Fetrafi-SC realizou sua última plenária virtual na noite de sexta-feira, 10, de forma virtual pelo aplicativo Zoom. O objetivo da atividade foi apresentar o processo da campanha nacional dos bancários, resgatar a minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e debater propostas para a Conferência Estadual.
Magno Branco Pacheco, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Criciúma e Região e representante de Santa Catarina na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, fez a abertura da atividade apresentando os colegas Carlos Wilson de Souza (Gijo), diretor do Sintrafi Floripa e suplente do colega na COE Bradesco, bem como Paulo Afonso Floriano, diretor do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, responsável pela relatoria da atividade.
Logo no início, um vídeo explicativo sobre a organização da categoria bancária e como funciona a campanha nacional dos bancários foi apresentado.
Pacheco explicou que a luta dos bancários do Bradesco na campanha nacional da categoria não é apenas pela questão salarial, mas também para combater o assédio moral, fechamento de agências, demissões, a reestruturação que vem sendo feita, questões que envolvem o pedido do plano de cargos e salários para os empregados do Bradesco e problemas do plano Saúde Bradesco.
Sobre o aumento crescente das demissões, o dirigente Gijo destacou que, “só em Florianópolis, no ano de 2025, 52 colegas foram demitidos. E de janeiro até agora, 21 demissões aconteceram apenas na capital catarinense. Isso acontece em todo o país de forma preocupante porque, ao mesmo tempo em que o lucro do banco só cresce, aumentam os índices de fechamento de agências e, consequentemente, de demissões.”
Paulo Afonso explicou sobre a minuta, o ACT e destacou os eixos temáticos das conferências, que integram o conjunto de ações realizadas pelo movimento sindical para a construção das pautas que serão base da campanha nacional unificada da categoria. São eles: aumento real; aumento do piso da categoria; aumento da PLR; bem-estar e combate ao adoecimento no tema da saúde; defesa do emprego frente à implementação das novas tecnologias; por um Sistema Financeiro melhor e mais regulado e a importância das eleições 2026 para a classe trabalhadora.
Por fim, Pacheco falou sobre a importância de a categoria participar da Consulta Nacional dos Bancários 2026, prevista para ser aplicada entre 15 de abril e 31 de maio. “É através da Consulta que se conhece as demandas da categoria que irão para a pauta de reivindicações da campanha nacional.”
Ao final da atividade, os participantes puderam contribuir com o debate e tirar suas dúvidas.


.png)







Comentários